quarta-feira, 13 de julho de 2011

Introdução

OBESIDADE


Para a maioria das pessoas o termo "obesidade" significa estar muito acima do peso. Profissionais da saúde definem "acima do peso", ou sobrepeso, como o excesso de peso corporal que inclui músculos, ossos, gordura e água. A obesidade é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal que traz prejuízo à saúde do indivíduo. Essa enfermidade é adquirida através de diferentes interações entre patrimônio genético, ambiente socioeconômico, cultural, educativo e o ambiente individual e familiar; chamando mais atenção para os aspectos ambientais, genéticos e comportamentais.

A obesidade pode ser um fator de risco para algumas doenças graves como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cérebro –vasculares, diabetes  melittus tipo II, câncer, osteorastrite e Coledocolitíase.




IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL)


O IMC (índice de massa corporal) é a forma recomendada pela organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar a massa corporal e diagnosticar a obesidade e analisar o grau de risco que a pessoa tem. O IMC é calculado pela divisão do peso do paciente em kilogramas (Kg) pelo quadrado da sua altura em metros. Os resultados são analisados na tabela abaixo.



IMC ( kg/m2)
Grau de Risco
Tipo de obesidade
18 a 24,9 
Peso saudável
Ausente
25 a 29,9 
Moderado
Sobrepeso ( Pré-Obesidade )
30 a 34,9 
Alto 
Obesidade Grau I
35 a 39,9
Muito Alto
Obesidade Grau II
40 ou mais
Extremo 
Obesidade Grau III ("Mórbida")
              Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?303
                                       


O IMC (índice de massa corporal) é um excelente parâmetro, mas não deve ser o único levado em conta para avaliação de gordura. Nem toda pessoa com um IMC alto está de fato com excesso de gordura. Muitos atletas ou pessoas treinadas tem uma quantidade alta de músculos podendo ter um IMC mais alto, não necessariamente mais gordura.



Para quem se interessar em descobrir seu percentual de gordura é só visitar o site: (<http://www.cdof.com.br/gordura.htm>).

Nenhum comentário:

Postar um comentário